Federação Goiana de Futebol

NOTÍCIA

FGF divulga Calendário das Competições Oficiais de 2014





A Federação Goiana de Futebol (FGF) apresenta o Calendário das Competições Oficiais – 2014. Este ano será diferente dos demais por conta da realização da Copa do Mundo FIFA no Brasil. Nenhum jogo de competição promovida pela FGF será disputado durante o período do torneio de seleções. Com isso, alguns campeonatos sofreram adequação de datas, a exemplo do Campeonato Goiano da 1ª Divisão. Outra mudança ocorreu nas faixas etárias da categorias de base.  
 
O principal campeonato do calendário do futebol, o Goiano da 1ª Divisão, terá menor período de duração em relação aos últimos anos por conta da realização do mundial no Brasil. Em 2014 a competição será disputada em 19 datas, três a menos do que vinha sendo utilizado. O início está previsto para o dia 18 de janeiro e o término para 13 de abril.
 
O período da Copa do Mundo também irá interferir nas datas das duas outras competições profissionais promovidas pela FGF, Divisão de Acesso e Terceira Divisão. Diferentemente dos últimos anos, haverá um período em que ambas estarão sendo disputadas simultaneamente. A Divisão de Acesso será realizada entre os dias 27 de julho e 26 de outubro e a Terceira Divisão entre 31 de agosto e 22 de novembro.
 
Categorias de Base
 
Umas das alterações significativas do calendário do futebol goiano ocorreu nas categorias de base. A partir de 2014 não haverá a disputa das competições da categoria Sub-18 e será iniciada a categoria Sub-13, com a permanência da disputa das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15. O Campeonato Goiano das quatro categorias será disputado no primeiro semestre, com início em março e a Copa Goiás no segundo semestre, com início previsto para o mês de agosto. Na categoria Sub-17 será disputada a Taça Mané Garrincha, ao invés da Copa Goiás.
 
A opção pela retirada das competições da categoria Sub-18 ocorreu por sequência de fatores que não justificavam sua existência. Além da proximidade de faixa etária da categoria Sub-17, não há competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Copa São Paulo, torneio de expressão nacional que utilizava jogadores desta idade, alterou sua classificação para Sub-20.
 
Com a exclusão da categoria Sub-18, a FGF entendeu por bem a criação da categoria Sub-13, tendo em vista o futuro do futebol goiano. A formação de jogadores no futebol mundial tem começado cada vez mais cedo, por este motivo a entidade resolveu incentivar a iniciação esportiva, promovida por seus clubes filiados, por meio da organização de campeonato desta categoria.
 
Futebol Feminino
 
Para o ano de 2014 está prevista a realização de duas competições oficiais da FGF para o futebol feminino. No primeiro semestre, com datas entre 20 de abril e 8 de junho, o calendário prevê a realização do Campeonato Goiano Feminino Sub-17. No segundo semestre, entre 28 de setembro e 16 de novembro, está o Campeonato Feminino Adulto. Este último vale vaga para a Copa do Brasil de Futebol Feminino 2015, promovida pela CBF.
 
 
Clique aqui para ver o Calendário das Competições Oficiais - 2014

Autor: Ítalo Ramalho
Fonte: Assessoria de Comunicação



Mais Noticias

PARCEIROS
Federação Goiana de Futebol
2014 Federação Goiana de Futebol - Todos os Direitos Reservados
Ala Sul - Estádio Serra Dourada - Jd. Goiás - Goiânia - GO CEP: 74805-100.
Fone/Fax:
(62) 3218-2311 (62)3218-2360
Inédita Propaganda