Federação Goiana de Futebol

NOTÍCIA

Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2018 está formatado





A CBF oficializou nesta segunda-feira, dia 4 de junho, o Campeonato Brasileiro Sub-20 – Edição 2018, o 4º organizado e patrocinado pela entidade.
 
 
São 20 times participantes, os vinte primeiros colocados do Ranking da CBF para 2018.
 
 
Em relação ao Brasileiro da Série A/2018 são quatro participantes diferentes. Ponte Preta, Coritiba, Figueirense e Atlético que estão na Série B/2018, figuram nos lugares de Bahia, América (MG), Ceará e Paraná.
 
 
O Goiás, que caiu para a 22ª posição no Ranking em 2018, se ausenta pela 1ª vez da competição ao passo que o Atlético, que subiu para a 20ª colocação no Ranking em 2018, devido sua participação no Brasileiro da Série A/2017, participa pela vez primeira.
 
 
O sistema de disputa continua o mesmo das três edições anteriores. As 20 equipes participantes, na 1ª Fase, estão divididas em quatro grupos de cinco times, jogando dentro dos respectivos grupos em turno único, quatro jogos para cada time, dois em casa e dois fora de casa, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a 2ª Fase. Nesta, os oito classificados são divididos em dois grupos de quatro equipes, por sorteio, que jogarão entre sí dentro dos respectivos grupos em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a Fase Semifinal, quando em jogos de ida e volta, serão definidos os dois times finalistas que decidirão o título de campeão da competição também em jogos de ida e volta.
 
 
Na 1ª Fase, os 20 times jogam quatro partidas, na 2ª Fase, os oito classificados disputam seis jogos, na Fase Semifinal mais dois jogos para os quatro times semifinalistas, idem para as duas equipes finalistas. As doze equipes eliminadas na 1ª Fase jogam então quatro jogos, os quatro times eliminados na 2ª Fase atuam dez vezes, os dois semifinalistas eliminados da Fase Final jogam 12 partidas enquanto os dois finalistas jogam quatorze vezes.
 
 
Os quatro grupos da 1ª Fase são os seguintes:
 
 
Grupo A = Atlético, Atlético (MG), Corinthians (SP), Sport Recife (PE) e Vasco (RJ).
 
 
Grupo B = Chapecoense (SC), Fluminense (RJ), Grêmio (RS), Palmeiras (SP) e Ponte Preta (SP).
 
 
Grupo C = Botafogo (RJ), Coritiba (PR), Cruzeiro (MG), São Paulo (SP) e Vitória (BA).
 
 
Grupo D = Atlético (PR), Figueirense (SC), Flamengo (RJ), Internacional (RS) e Santos (SP).
 
 
O Corinthians é adversário repetido dos goianos em relação ao nao passado enquanto dos demais três integrantes do grupo rubro-negro campineiro, dois deles, Sport Recife e Vasco, são adversários inéditos na competição para os goianos.
 
 
O Campeonato será disputado de 4 de julho a 10 de outubro, contemplando 15 meios de semana consecutivos, sendo que a 1ª Fase será encerrada dia 1º  de agosto.
 
 
O Atlético estréia fora de casa contra o Sport Recife na 1ª Rodada, realiza sua 1ª partida em casa diante do Vasco na 2ª Rodada e encerra sua participação na 1ª Fase atuando em casa contra o Corinthians na 4ª Rodada, folgando na 5ª e última Rodada.
 
 
 

 


Autor: Roberto Sampaio
Fonte: Coordenadoria Técnica



Mais Noticias

PARCEIROS
Federação Goiana de Futebol
2018 Federação Goiana de Futebol - Todos os Direitos Reservados
Edifício The Prime Tamandaré Office 22º Andar
Rua 5 nº 691 - Setor Oeste - Goiânia - GO CEP: 74.115-060.
Fone/Fax:
(62) 3218-2311 / 3218-2360 / 3920-9050